As diferenças entre os modelos Break-Fix e MSP

Sem dúvida, os serviços de TI são essenciais para que o modelo de negócio de uma empresa funcione corretamente, garantindo segurança, performance e progresso dentro do mercado. Mas o que muitos não sabem é que existe mais de um método de atuação para a área de TI, cada qual responsável por diferentes resultados, alinhando-se mais ou menos aos processos de cada empresa.

Ou seja, para garantir que você receba serviços eficazes, a chave é entender como cada metodologia de trabalho funciona e qual delas pode realmente acrescentar na rotina da sua companhia. 

Visto isso, neste texto iremos apresentar os dois principais modelos de atuação e atendimento no Brasil: Break-Fix e o MSP. O intuito é destacar os principais pontos de cada um e suas diferenças, para que seja mais claro qual deles é o mais indicado. 

Fonte: ADDEE

O que é  Break-Fix?

Como diz seu termo em inglês (quebra-conserta), ele se refere ao atendimento sob demanda, geralmente com caráter emergencial, em casos de problemas nos equipamentos/sistemas ou em necessidades de atualizações. Em outras palavras, este formato de TI é acionado e age apenas quando algum contratempo “bate na porta” da empresa. 

Dessa forma, mesmo considerado um modelo mais tradicional, atualmente, ele enfrenta críticas devido sua ineficácia e desatualização. Isso ocorre, pois, de forma geral, a negócio acaba convivendo com diversas desvantagens, que podem atrasar as operações diárias de um negócio. Como exemplo, podemos citar a constante incerteza sobre a segurança dos dados e a pane nos serviços enquanto se espera o atendimento do TI em casos de problemas técnicos.

Neste caso, o serviço é totalmente reativo, ou seja uma ação é tomada somente com o surgimento de um problema. Essa abordagem põe informações em risco e pode gerar atrasos nos processos do negócio

Quadro exemplificando a dinâmica do Break-Fix (João) versus MSP (Joaquim) / Fonte: ADDEE

O que é  MSP?

Sigla para Managed Services Providers (Provedor de Serviços Gerenciados), este modelo de ação, ao contrário do anterior, se baseia na ideia de prevenção e atendimento proativo. Assim, o TI torna-se responsável pelo gerenciamento estratégico dos serviços e sua manutenção, antecipando possíveis problemas sistêmicos. Para isso, realiza-se o suporte remoto 24×7, automatiza-se tarefas rotineiras e investe-se em soluções de segurança (como backups). 

As ações são diárias e os alertas surgem em tempo real, o que permite corrigir os problemas antes que eles possam afetar o negócio de forma negativa. Além do fato de que os custos são previsíveis, pois são orçados mensalmente (ao contrário do anterior, cujo custo surge conforme os problemas aparecem). 

Os benefícios deste formato reverberam em mais segurança, produtividade, agilidade e evolução tecnológica, alinhando a empresa com o mercado. 

Revisando as princiapis diferenças. (Fonte: ADDEE)

Como podemos ajudá-lo

Para a GarraTech, os Serviços de TI Gerenciados (MSP) abrangem a terceirização de todas as atividades de gestão da infraestrutura de TI por meio de um acordo de serviços.

Para isso, aplicamos um eficiente sistema de gestão, monitoramento e suporte, com o qual acompanhamos remotamente os servidores e estações de sua empresa, agindo rapidamente quando qualquer anomalia é detectada. 

Também, como já explicado anteriormente, automatizamos rotinas de manutenção para manter os sistemas atualizados e otimizados, sempre nas melhores condições para o trabalho. Desta forma, os incidentes de TI são reduzidos e diminuí-se as paradas no seu negócio. Isso integra ainda a gestão de backup, proteção Web, Antivírus e atualizações dos sistemas.

Os serviços de TI gerenciados são indicados às empresa que querem manter seu setor de TI organizado e em pleno funcionamento. Isso porque entre seus benefícios estão: gerar eficiência operacional, evitar o tempo ocioso de ativos de tecnologia e permitir uma melhor previsão dos custos de TI.

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*Texto por Amanda Büneker

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