Por que sua empresa precisa de backup?

Quando se trata de tecnologias da informação, um dos serviços mais essenciais é o de backup gerenciado. Mas o que significa isso? Qual o seu papel dentro de um empresa? O quão importante ele é para os processos e a segurança do seu negócio? 

É comum surgirem dúvidas como essas. Por isso, vamos esclarecer todas ao longo do texto, definindo quais os pontos positivos de se investir em backup e em um serviço especializado no ramo. 

O que é  backup?

A palavra pode parecer estranha e assustadora, até porque não é um idioma familiar. Porém, é só traduzi-la que tudo faz sentido. Simplesmente porque na língua portuguesa backup significa cópia de segurança.  

Seu uso se refere geralmente a cópias de segurança de arquivos e informações, sejam elas pessoais ou profissionais. Isso com o intuito de preservá-los em casos de perda do original. O que pode ocorrer por diferentes fatores prejudiciais, sejam eles de origem natural, tecnológica ou humana. 

Para isso, os dados são copiados do dispositivo original e armazenados em outro. Assim, a disponibilidade do arquivo é garantida sem sustos, sendo possível restaurá-lo. Neste processo, as informações da sua empresa mantêm-se seguras e você evita danos e prejuízos. 

As soluções de backup existentes são diversas (falaremos mais sobre elas abaixo), mas o mais essencial é que elas sejam realizadas por profissionais qualificados e especializados. Pois, muito além de desenvolver o backup, é necessário que ele seja validado, monitorado e gerenciado diariamente. Esse procedimento serve de garantia que quando necessário a restauração de dados, isso será possível sem falhas técnicas.

Qual a importância do backup para minha empresa? 

Todos os negócios são desenvolvidos com base em informações que geram arquivos essenciais para os procedimentos diários da empresa. Desde dados pequenos, como históricos de acesso, a dados de grande importância, como informações dos clientes ou de transações financeiras. 

Mantê-los seguros é essencial para que o funcionamento da empresa ocorra normalmente, sem grandes percalços, como perdas financeiras e consequências judiciais. Neste caso, o backup é um dos principais recursos para manter a segurança dos dados e, caso eles sejam violados ou perdidos de alguma forma, suas cópias de segurança estão bem arquivadas e podem ser restauradas sem grandes problemas. 

Dessa forma, o backup é uma garantia de que suas informações sempre estarão disponíveis e seguras. Ou seja, é um ato de prevenção que evita estresses e prejuízos; ameniza ou elimina a ocorrência de riscos impactantes à organização; e adequa os processos internos da empresa de acordo com padrões de conformidade estipulados pela legislação.

Quais riscos eu corro sem backup?  

Como visto, a perda repentina dessas informações é fatal para a empresa. Infelizmente, ela pode ocorrer de formas variadas, de origem natural, tecnológica ou humana, o que torna a necessidade de um backup ainda mais evidente.

Entre as diferentes formas de perda de dados estão:

O maior alerta está nos cibercrimes, cada vez mais comuns, realizados com o objetivo de chantagear a empresa e pedir dinheiro pelo resgate dos dados. Segundo pesquisa da We Live Security realizada em 2017, 14% dos sequestros de dados na América Latina ocorrem no Brasil, o que o torna o 4º país com maior números de invasões. 

Já dados da empresa de segurança EMC, demonstram que o Brasil representa 4% dos ataques mundiais de hackers a empresa, colocando-o entre os cinco países com o maior número de incidentes. Dentre esses casos, 23% deles resultam em roubo de informações (acima da média mundial de 24%), conforme divulgado pela PricewaterhouseCoopers (PwC).

Mas, independente da forma que ocorra, você terá os processos da sua empresa, ou parte deles, inviabilizados, sendo necessários paralisar as atividades. O que leva, consequentemente, ao prejuízo financeiro, à possível perda de clientela e à quebra de credibilidade e confiança da sua empresa por parte do público e mercado. O problema pode repercutir e gerar a imagem negativa para seu negócio, com prejuízos a longo prazo

No caso de perda de dados dos clientes, encara-se um problema ainda mais grave, pois além de ser necessário recolhê-los novamente, você também enfrenta questões legais. Sancionada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados atribui às empresas a responsabilidade de justificar de forma explícita o uso dos dados captados de seus clientes, incluindo um profissional voltado a essa prática. Em caso de vazamento e perdas de dados, a empresa deverá notificar os titulares e o governo imediatamente, caso isso não seja feito, está sujeita a multa. Assim, todas as empresas são obrigadas por lei a garantir a proteção dos dados de seus clientes a partir de 2020. 

Como podemos ajudá-lo  

Na GarraTech, disponibilizamos o serviço de backup e restauração dos dados em questão de minutos, independente se o problema foi uma falha tecnológica, um desastre natural ou só o erro de um usuário.

Isso pois, diferente dos backups tradicionais, usamos a tecnologia True Delta, na qual são executados backups incrementais infinitos, em nível de bloco, que reduzem drasticamente o tempo de backup. Com isso, podemos gerar backups de hora em hora com o ambiente em produção, reduzindo ao máximo a perda de informações em caso de um incidente.

Adotamos ainda uma abordagem de backup 3x2x1, pela qual são geradas no mínimo três versões para duas mídias diferentes, uma delas sempre fora da empresa.

Assim, os dados locais, virtuais e na nuvem estão protegidos, com armazenamento seguro em datacenters globais que atendem ou excedem a conformidade com ISO. Imunes a desastres naturais, como incêndios ou enchentes; a Hackers; e a roubo ou perda de dispositivos.

Todo processo de backup é automático, sem intervenção humana, monitorado e acompanhado diariamente pela nossa equipe. É o que chamamos de BAAS (Backup as a Service).

Garanta a segurança dos seus dados! Entre em contato conosco:

*Texto por Amanda Büneker

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