Porquê investir em um Firewall na segurança empresarial

O crescimento exponencial de ameaças em rede colocou no mercado a necessidade de recursos que pudessem assegurar uma conexão e navegação segura. Nesse cenário, o Firewall torna-se um item básico para filtrar e impedir fluxos de conexões indesejadas em equipamentos conectados à Internet, sendo vital para a proteção do ambiente de rede. Nesse texto, saiba mais sobre o porquê investir em Firewall.

O que é Firewall?

Sua responsabilidade é detectar e bloquear qualquer acesso não autorizado à rede, como se fosse uma porta entre a rede local e a Internet. Daí a sua tradução literal: “Parede de Fogo”. Por esse nome, dá para se ter uma ideia de que o Firewall trabalha como uma barreira de defesa e a sua meta é permitir que apenas o tráfego devidamente autorizado chegue a sua rede interna, barrando qualquer conexão indesejada ou ataque. Da mesma forma, ele restringe o acesso da rede interna a destinos não autorizados na Internet.

Imagine o Firewall como a portaria de um edifício. Para entrar, é necessário obedecer as normas do local. Para sair, não pode levar nada encontrado dentro do edifício sem uma devida autorização. É assim que ele atua: evitando tentativas indevidas de acesso aos seus dados ou a instalação, sem que você saiba, de um programa malicioso.

Importância do Firewall

Você está preparado para estar no país que mais recebe ataques? Isso mesmo que você leu! Estamos no país que mais recebe ataques cibernéticos na América Latina, de acordo com dados de 2019. Diante disso, as organizações têm um desafio ainda maior para defender os seus dados. E como se proteger sem ter visibilidade do que está chegando ou saindo da rede de sua empresa?

Um dos benefícios dessa “muralha”, além de bloquear conexões indevidas, é gerar alertas para atividades suspeitas trazendo visibilidade do tráfego e das conexões realizadas à Internet, com relatórios de acessos dos usuários à rede por exemplo, o que auxilia na definição de políticas de controle de acesso.

O controle de acesso ajuda a economizar recursos e otimizar o tempo dos colaboradores, evitando desperdício de recursos com acessos indevidos, como serviços de streaming de vídeo ou redes sociais durante o expediente. 

Por isso, a administração de um firewall requer atenção para evitar bloqueios que afetem as operações cotidianas da empresa e, da mesma forma, acompanhar os alertas e registros de atividades suspeitas. Assim, é importante investir em um sistema gerenciado e completo, que trabalhe de forma proativa em conjunto com todas as camadas de segurança.

Uma soma de soluções = mais segurança

Ao adotar um Firewall em sua empresa, você colocará mais uma força para o seu time de segurança. Isso faz parte da tática de defesa em camadas, sendo o Firewall a quarta camada de nove, mais especificamente. Como você pôde ler recentemente em nosso site, a soma das diferentes camadas diminui a probabilidade de perdas dos seus dados, tanto por acidentes, erros ou ataques de invasores e cibercriminosos.

Detalhes ao implementar um Firewall

Existem dois tipos de Firewalls:

  • Os de enpoints, que são versões básicas de software instaladas nos sistemas operacionais, como o caso do Firewall do próprio Windows, existente em cada computador ou servidor que utiliza este sistema operacional a fim de restringir o acesso ao equipamento em si. 
  • Os de borda, que são instalados entre a Internet e a rede local protegendo o ambiente como um todo.      

Geralmente, o Firewall de borda é um conjunto de hardware e software conhecido como “Appliance”, no qual os links de Internet e a rede local são conectados fazendo com que todo o tráfego o atravesse.

A implementação de um Firewall, bem como as políticas de restrição e acesso, devem ser realizadas com cuidado para que sejam precisas e eficientes, mas não restritivas ao ponto de tornar a conexão mais lenta e os acessos burocráticos demais. A proteção ideal é aquela que garante segurança da forma mais transparente possível.

A GarraTech disponibiliza e gerencia o SOPHOS XG Firewall, um appliance de Firewall de próxima geração (Next Generation Firewall). Diferente dos Firewalls tradicionais, que fazem controle baseado em endereço IP e Porta de origem e destino, um NGFW (Next Gen Firewall) vai além! Com análises profundas dos pacotes que passam por ele, o Sophos XG consegue detectar se um download que está sendo realizado contém algum tipo de ameaça por exemplo. 

Os Firewalls de próxima geração como o XG também agregam filtro de conteúdo e análise de comportamento das conexões. Então, mesmo que uma porta esteja autorizada, ele vai inspecionar se o que está passando por ela é seguro. Voltando ao exemplo do porteiro do prédio, mesmo que a pessoa tenha autorização, ele vai fazer uma revista, ver se o horário não é suspeito ou se essa pessoa veio muitas vezes em um mesmo dia.

O Sophos XG traz visibilidade de todo o tráfego que passa por ele, implementando um modelo poderoso e flexível de controle e segurança completamente novo e unificado, além de permitir a visualização e gerenciamento de todas as suas políticas de usuários, aplicativos e redes com base na regra de Firewall.

Conte com a GarraTech e os seus especialistas em TI para gerenciar a sua “parede de fogo”. É possível nos contatar via e-mail (garra@garra.inf.br) ou por telefone: (51) 3637-2020 ou (51) 99797-9726 que lhe orientaremos mais sobre o assunto.

Compartilhar: