Os perigos do e-mail e como torná-lo mais seguro

Os ataques cibernéticos só aumentam! De acordo com a Fortinet, houve um aumento de 131% em março de 2020 em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Somente nesse período mencionado, tivemos mundialmente uma média de 600 novas campanhas de phishing todos os dias e um aumento de 124% desses ataques em dispositivos móveis. Não é por menos que ele é um dos golpes mais populares via e-mail, espaço que ainda hoje é a porta de entrada de 94% de todos os malwares.  

Diante disso, além de pensar duas vezes antes de abrir uma mensagem suspeita, destacamos aqui outras estratégias que podem ajudar a identificar possíveis ataques e proteger o e-mail empresarial. 

O que é phishing?

Conhecido como um dos mais antigos golpes via internet e ainda hoje a principal forma de ataque via e-mail, o phishing começou como aquela famosa mensagem super atrativa, mas bastante suspeita, com chamadas na linha “clique aqui e resolva seus problemas” ou “ganhe algo grátis”.

Justamente por isso, seu nome surgiu em alusão ao termo “pescar” em inglês, dado que a “isca” – atirada em formato de e-mail – tem como objetivo atrair usuários, levando-os a clicar no e-mail ou em um determinado link/anexo contido no corpo da mensagem. Assim, o malware é instalado e pode adquirir ilicitamente dados pessoais de outra pessoa (como senhas, dados bancários e financeiros ou números de cartões) ou dados empresariais em troca de um valor de recompensa. 

Atualmente, eles são mais elaborados e geralmente envolvem temas em alta ou são falsamente atrelados a empresas de renome, como no envio de boletos falsos ou se passando por autoridades de saúde durante a pandemia de COVID-19. 

O que torna o e-mail um risco?

Conforme dados do Anti-Phishing Working Group, o massivo envio de spams proporciona um sucesso que, muitas vezes, ultrapassa os 5% do total das milhões de mensagens enviadas. Dessa forma, você pode estar se questionando: “por qual razão o e-mail é a principal entrada para ataques cibernéticos?” e a resposta é bem simples: todos temos um endereço eletrônico e frequentemente precisamos acessá-lo. Na esfera empresarial não é diferente, até porque muitas marcas utilizam do e-mail como prova documental de processos, conversas e possíveis falhas internas.

De acordo com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, as contas ativas de e-mails chegaram a 5,6 bilhões em 2019. Nessa mesma linha, a pesquisa da Pew Research demonstrou que 92% dos adultos presentes on-line utilizam esse canal. Sendo assim, fica evidente o motivo pelo qual o e-mail continua o alvo preferido para as fraudes cibernéticas.

O poder desse ciberataque

Sabendo que o e-mail é a principal entrada para vírus, os riscos dessa ação podem causar danos irreparáveis. Os prejuízos podem ser desde financeiros até perda de dados, muitas vezes únicos e secretos, fazendo com que a empresa perca parte de sua integridade, confidencialidade e processos. 

Por esse motivo é importante que a empresa conte com uma defesa estruturada. Afinal, para cada risco existem soluções específicas capazes de solucionar problemas e demais adversidades, como no caso dos ataques via e-mail. 

Conheça a Defesa em Camadas!

Um conjunto de soluções somadas, de forma gradual, que protegem os dados empresariais.

Outros cuidados mais simples também podem contribuir com a segurança:

Esses são somente alguns cuidados básicos que você pode incluir na sua rotina ou mesmo na política de sua empresa. Contudo, a proteção do e-mail também requer o auxílio de soluções e ferramentas.

Por exemplo, existem ferramentas que filtram e-mails de spam e bloqueiam anexos com vírus,  evitando que mensagens indesejadas cheguem na caixa do usuário. Também existem ferramentas de antivírus/proteção de Endpoint com WebProtect que evitam o acesso a conteúdos maliciosos caso o usuário clique em algum link suspeito. Em ambos os casos, o risco de clicar em algo que não devia é reduzido, tornando o e-mail um espaço mais seguro para comunicação empresarial.

Para incluir essas ferramentas e ações com efetividade em sua empresa conte com a ajuda do Ti terceirizado e proativo da GarraTech. Contate-nos por e-mail (garra@garra.inf.br) ou por telefone: (51) 3637-2020 ou (51) 99797-9726.

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