Como o investimento em segurança da informação beneficia a sua empresa?

Tornar os processos de trabalho mais digitais e armazenar informações na nuvem melhoraram a produtividade e segurança empresarial, transformando a forma como nos comunicamos e trabalhamos. Todavia, essa mudança pede atenção redobrada e investimento contínuo em ações preventivas. Caso isso não seja feito, a empresa torna-se um alvo certeiro do ataques de cibercriminosos, uma ameaça perigosa que se multiplica rapidamente.

Vírus e malwares, acessos indevidos, fraudes internas, phishing e muitas outras formas de corromper, invadir e roubar dados podem afetar a saúde de uma companhia. Os danos gerados são de grande proporção e afetam a estrutura dos negócios, o que leva a perdas financeiras, processos judiciais e até prejuízos à imagem e credibilidade da marca.  

Sendo assim, quando pensamos em segurança da informação, vamos além do objetivo de proteger os dados da sua empresa. Pensa-se também nos diversos benefícios organizacionais, como: adequação dos padrões de conformidade, redução de custos gerais e mitigação de riscos internos.

Mitigação de riscos organizacionais

Além dos cibercrimes, as empresas enfrentam riscos de natureza física, como violações internas (atitudes de má-fé por colaboradores), roubos de propriedade intelectual, pane de sistemas e equipamentos tecnológicos, e até desastres naturais. 

Visto isso, um dos objetivos dos profissionais de TI que trabalham com Segurança da Informação é implementar ferramentas e hábitos que diminuam ou anulem a ocorrência ou o impacto negativo desses acontecimentos. Além de colaborarem e auxiliarem na criação de uma cultura de segurança dentro da empresa, algo muito importante e que, quando aliado a ferramentas e serviços de segurança, potencializam os resultados positivos.

Adequar-se a compliance

No mundo corporativo, compliance refere-se a um conjunto de regras disciplinares ou de qualidade que devem ser cumpridas legalmente ou dentro do eixo de atuação a fim de gerar segurança, credibilidade e bem-estar empresarial, evitando desvios e inconformidades. 

Incluso nisso, as empresas brasileiras que buscam sanar problemas de segurança da informação devem seguir as normas da ISO 27001, que determinam um modelo de gestão de qualidade e como colocar em prática um sistema de gestão de segurança. 

Igualmente, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto de 2020, decreta um conjunto de ações e medidas que devem ser tomadas por todas as empresas que solicitam, lidam e armazenam dados de terceiros (sejam eles consumidores ou colaboradores). 

Saiba mais sobre a LGPD!

Não deixe para última hora! Conheça melhor a lei e como se adequar a ela.

Ou seja, investir em profissionais especializados em segurança da informação também tem como benefício estar em conformidades com as normas legais, além de receber o reconhecimento do mercado, dos profissionais da área e também do consumidor, que cada vez mais busca empresas que possam garantir a privacidade de seus dados.

Redução de custos

Quando as informações de uma empresa enfrentam contratempos, acidentes ou cibercrimes um resultado é quase automático: a perda de tempo e de dinheiro. Isso pode ocorrer de forma mais brusca, como no pagamento de chantagens por ransomware ou no simples fato de que a companhia perdeu tempo de produtividade. 

Conter e prevenir esses acontecimentos garante maior produtividade e diminui as possibilidades de risco monetário. Além disso, investir em tecnologias de Segurança da Informação garante um ambiente de trabalho mais tranquilo, onde o colaborador pode melhor direcionar seus esforços.

Motivos para investir na segurança dos dados da sua empresa não faltam. Seu negócio, suas finanças, seus colaboradores e seus clientes se beneficiam. Lembrando que, assim como saúde, a segurança se baseia em prevenção

Não espere o problema ocorrer para então investir. Comece agora e aproveite no futuro todos as benesses!

*Texto por Amanda Büneker

Compartilhar: